terça-feira, 28 de julho de 2015

II Seminário de Reflexões Contemporâneas sobre Direito e Justiça (2013)


A segunda edição do projeto teve seu início no dia 27/8, com a apresentação de duas palestras, uma proferida pela representante da OAB, Seção Bahia, Ana Patrícia Dantas Leão, em substituição ao Presidente da OAB/BA convidado, com o tema: “O Ensino Jurídico no Brasil e o Perfil dos Graduandos em Direito na Contemporaneidade” e a outra, proferida pelo Pró-Reitor, Antônio Amorim, sobre os “Aspectos Contemporâneos do Ensino Universitário e o Programa de Qualificação da Graduação”, cuja mesa foi coordenada pelo Prof. Pedro Sabino, Diretor do Departamento de Educação do Campus XV (DEDC XV).



No segundo dia (28/9), os trabalhos foram iniciados à tarde com a apresentação dos projetos de Extensão desenvolvidos pelo DEDC XV, com a coordenação do Prof. Matheus Ferreira Bezerra, que abriu os trabalhos falando do próprio evento e, posteriormente, passou a palavra para os professores do campus XV, oportunidade em que a Profª Maristela Vieira da Silva Barbosa falou sobre o projeto “Arte em Cena”; a Profª Thiana de Souza Cairo, sobre o “Preparação para Concursos Públicos”; o Prof. Pedro Auguto Lopes Sabino, sobre o “Café Acadêmico” e a Profª Luiza Ferreira Campos, sobre a “Formação de Conselheiros do FUNDAB”.


Dando seguimento, à noite, com a presidência da mesa a cargo do Prof. Fredson Timbira Dias dos Santos, palestraram as professoras convidadas Maryangela Aquino, com o tema: “Os Desafios do Ensino Jurídico no Interior da Bahia: Uma análise da implantação do Curso de Direito de Juazeiro” e Maria Sacramento Aquino, com o tema: “O Papel do TCC e do ACC para a Formação do Estudante de Direito”.

No último dia do evento (29/9), a Prof. Joelma do Bomfim coordenou a mesa que realizou a apresentação dos resumos dos trabalhos de TCC das alunas, Natalia Juliete de Oliveira Lima, com o tema: “Reflexão sobre a Prisão em Flagrante: O enquadramento realizado na Delegacia de Polícia e o decorrer da consequente Ação Penal em Valença”, e Dayse Cristiane, com o tema: “Condições de Trabalho Nocivas à Saúde do Trabalhador: A exposição obreira à cola de sapateiro nas oficinas de couro, no Distrito de Tracupá, Município de Tucano/BA, Bahia”.



Após as apresentações, desfaz-se a mesa e a Prof. Márcia Margarida Nunes foi convidada para presidir a mesa, com a palestra do Prof. Cléber Lázaro Julião da Costa, com a apresentação do seu projeto de pesquisa: “Estudos Sociais e Direitos Humanos: Acesso à Justiça de pessoas negras vítimas do racismo como indicador de cidadania à população afrodescendente”, e do Prof. Fredson Timbira Dias dos Santos, com o tema: “A importância da pesquisa para a formação acadêmica”.


Em continuidade, à noite, com a coordenação da mesa a cargo do Prof. Matheus Ferreira Bezerra, palestraram as professoras Joelma Boaventura Silva do Bomfim, com o tema: “A Experiência do Núcleo de Prática Jurídica em Paulo Afonso: Uma proposta diferenciada” e Márcia Margarida Martins, com o tema: “Os Desafios do Ensino de Prática Jurídica na UNEB” e o Presidente da OAB, Subseção Valença, Fabiano Figueiredo, com o tema: “O Papel da Assistência Judicial da OAB em Valença”.


A equipe executora foi formada pelo professor Matheus Ferreira Bezerra e os seguintes monitores: 1) Alana Silva Menezes; 2) Analdina Carneiro de Oliveira Neta ; 3) Bruna Maciel Santos Andrade; 4) Clóvis Midlej Silva Farias Cerqueira; 5) Edmile dos Santos Barbosa; 6) Elizandra Menezes Pereira; 7) Évila Nunes Santos Aguiar; 8) Gabriela Souza Matos; 9) Joás Almeida do Ouro Júnior; 10) Karine Santos Leone; 11) Laryssa Nascimento Souza; 12) Leonam das Mercês Oliveira; 13) Lis Pinheiro Barros Reis; 14) Lucas Malta Gentil; 15) Luísa Silva Almeida; 16) Maria Midlej Bastos; 17) Marjore Rodrigues Costa; 18) Mayanna da Silva Santos; 19) Raissa Toledo Cosenza; 20) Saulo Santos Santana; 21) Thais dos Reis Soares Freitas.

Fotos: ASCOM/UNEB XV

Nenhum comentário:

Postar um comentário